segunda-feira, 6 de junho de 2011

Torno giratório.


O Torno giratório ou também conhecido como "torno mecânico",é uma máquina de carpintaria usada para "Tornear" ou criar peças especiais em madeira assim como piões e puxadores de portas e para o fazer usa um motor ajustável que permite fazer com que o bloco de madeira gire a varias rotações por minuto (Bué de Pressa) que permite o carpinteiro trabalhar a peça com o formão ou bedame para faser tais peças como:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O que é um serrote ?

           








 Serrote de carpintaria








Um serrote é uma ferramenta de corte, consiste em uma lâmina larga com dentes afiados e travados, é usado normalmente para serrar madeira. Normalmente possui cabo de madeira com encaixe para os dedos do carpinteiro. O serrote costa tem dentes menores e menos travados com reforço no dorso, é utilizado para cortes mais precisos. Exemplo: serrote costa, serrote de carpinteiro.

trabalho realizado por : andré xarepe

Enxó









 Isto é uma enxó moderna , do nosso tempo .




 Isto é uma enxó antiga , de 2000 a.c


Basalto
Neolítico Final/Calcolítico (c. 2 000 a.C.)
Proveniência: Serra de Monsanto (Povoado de Montes Claros)
Dim.: 46 mm X 71 mm X 9 mm
Nº Inventário: MC.ARQ.MC.44-03





Enxó de formato e secção rectangular, com gume cortante ligeiramente oblíquo. Coexistindo com instrumentos de pedra talhada como as lâminas e os raspadores, os novos instrumentos de pedra polida como os machados, enxós e goivas são utilizados no abate de árvores, no desbaste e na preparação da madeira.
A emergência da agricultura e da pastorícia, a par da caça e da recolecção, foram acentuando lentamente a capacidade de intervenção do homem e o seu crescente domínio sobre o meio ambiente, permitindo uma ocupação mais sedentária e uma melhor exploração de múltiplos recursos.


trabalho realizado por : andré xarepe 



Mesa Inacabada

trabalhos do jose




Padrão
                                                        Trabalho feito por Anderson